Tokusatsu


tokusatsu_

E aí galera, aqui quem fala é Reanthos, e vou falar agora sobre um assunto que não é novo, mas possui vários fãs espalhados, inclusive no Brasil, mas poucos têm conhecimento do que realmente é: Tokusatsu

Tokusatsu é a condensação de duas palavras (em japonês, obviamente), “tokushu satsuei“, que podem ser traduzidas como filme de efeitos especiais, ou seja, era um gênero que englobava qualquer produção tanto cinematográfica, quanto televisiva, porém atualmente, esse termo é utilizado como sinônimo de live-action de super-heróis que são produzidos no Japão e que possuam muitos efeitos explosivos e coloridos, sendo considerado por alguns brasileiros como séries infantis.

Historicamente, em 1945, após a vitória dos aliados na 2ª guerra mundial, iniciou-se, nos Estados Unidos, a produção de Super-heróis como o Super-Homem, a Mulher Maravilha, o Capitão América, entre outros, com o intuito de alimentar o patriotismo americano, a idéia da nação da liberdade e a repulsa pelo seu sistema opositor da época. Com receio de ter sua cultura invadida, o Japão começou a produzir seus próprios heróis.

A primeira produção conhecida de tokusatsu foi o filme do Godzila na década de 50, que, procurando pela internet, alguns consideram esse filme como sendo a história da invasão estrangeira no Japão, sem contar a razão aceita que é a personificação do medo das bombas nucleares.

Em 1958, a Toei Company (maior produtora televisiva do Japão) produzira o primeiro super-herói japonês da história conhecido como Gekko Kamen que tem a tradução como Máscara do Luar.

Gekko Kamen

Foto de Gekko Kamen em 1958

Nos anos 60, devido ao aparecimento de novas tecnologias, várias empresas começaram a investir nesse ramo, tornando esse gênero muito forte no Japão até os dias atuais.

Atualmente o Tokusatsu é dividido em 6 subgêneros: Super Sentai, Kamen Rider, Metal Hero, Ultraman, Henshin Hero, e Kyodai Hero.

Super Sentais

Super Sentai

Os Super Sentais, que é traduzido como super esquadrão, mais conhecido pelos brasileiros devido a adaptações americanas produzidas inicialmente pela Saban em 1993 como Os Power Rangers.

A Série se iniciou com o Himitsu Sentai Goranger em 1975 e perdura até hoje sendo o Super Sentai mais atual o Tokumei Sentai Go-Buster.

Resumidamente, Super Sentai é um gênero para o público adulto e infanto-juvenil, que consiste em um esquadrão, com uniformes coloridos, que protegem a Terra de seres que a querem destruir.

Kamen Rider

Kamen Rider

Kamen Rider, traduzido para o português como motoqueiro mascarado, é dividido em duas eras: Era Showa e Era Heisei. O primeiro Kamen Rider foi criado em 1971, sendo denominado Kamen Rider Ichigo ou Kamen Rider the first, e também continua até hoje, sendo seu último representante o Kamen Rider Wizard. No Brasil, esse gênero ficou conhecido através do Kamen Rider Black, transmitido pela finada Rede Manchete, sendo considerada por muitos brasileiros como a melhor série da franquia.

Metal Hero

Jaspion

Metal Hero é uma franquia que se iniciou em 1982 com a trilogia Gavan, Sharivan e Shaider, e no Brasil, a primeira série dessa franquia a ser transmitida foi Jáspion na rede Manchete nos anos 80, e essa franquia tem como principal característica, pessoas que usam uma armadura prateada (em sua maioria) que lutam para proteger a Terra de alguma ameaça.

Essa série no Japão não fez muito sucesso, culminando em várias modificações entre-séries, e no fim dessa franquia em 1997.

Atualmente, há um projeto para retornar com essa franquia, através do filme novo do Gyaban que estreará em breve e de uma recente aparição em alguns episódios do Tokumei Sentai Go-Busters.

Ultraman

Ultraman

Ultraman é uma franquia que se iniciou em 1966 com o Ultra Q, e é um dos tokusatsus de maior sucesso no japão, sendo ela a única que permanece praticamente com o mesmo enredo principal. Atualmente encontra-se em produção de filmes e mini-séries.

Essa franquia conta a história de seres do planeta Ultra que vem para a Terra para proteger esse planeta das ameaças alienígenas.

Henshin Hero

National Kid

Henshin Hero, que significa herói que se transforma, é na verdade um gênero usado para designar todos os tokusatsus que  não se encaixam em uma das categorias específicas, como Keiketsu Lion Man, National Kid, Machineman e por aí vai.

Kyodai Hero

kyodai hero

Por fim temos o Kyodai Hero, que são heróis gigantes não pertencentes à família Ultra, estreando com Vingadores do Espaço (Magma Taishi, no original), fazendo com que na década de 70, houvesse um estouro desse gênero, porém perdeu força, tendo seu fim nos primeiros anos da década de 80.

É isso aí galera, agora termino esse post, agradeço a atenção de todos e até a próxima!

Deixe um comentário

Arquivado em Histórico, Tokusatsus

Participe comentando e fornecendo opiniões. Nos ajude a crescer e sobretudo divirta-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s