Resident Evil Deck Building Game


xde-201_1zFala povo! Tudo certo?

Hoje vou falar um pouco sobre um dos jogos mas legais que joguei nos últimos tempos! Um jogo onde você deve coletar armas, munições e itens para montar seu arsenal e derrotar os monstros que infestam uma mansão assustadora. Estou falando, é claro, de Resident Evil. O jogo de cartas.

Se você jogou videogame nos últimos 17 anos, já deve ter ouvido falar de Resident Evil (e se não ouviu, o que ainda está fazendo aqui? Arrume um Playstation e vá lá jogar!). Com seus sustos, personagens carismáticos, história rica e monstros grotescos, a franquia Resident Evil ganhou milhares de fãs e para cresceu muito além dos consoles. Hoje temos filmes, animações (que aliás são bem melhores que os filmes…), livros, quadrinhos e, finalmente, jogos de tabuleiro!

Com o tabuleiro de Banco Imobiliário mais legal de todos!

Com o tabuleiro de Banco Imobiliário mais legal de todos!

Deck Building Games (DBG) são jogos onde os jogadores devem comprar cartas para montar seus baralhos (decks) e com elas derrotar seus oponentes. Nestes jogos, de maneira geral, os jogadores começam cada um baralho básico e igual para todos e todos têm disponíveis as mesmas cartas para comprar. Assim o jogo começa com todo mundo em pé de igualdade e a escolha de quais cartas comprar e qual estrategia usar é o que define o vencedor (há também um pouco de sorte, já que mesmo um baralho bem montado pode vir com aquela mão horrível na hora H). Nos últimos anos este tipo de jogo tem se popularizado bastante, especialmente na Europa e nos EUA, e títulos novos chegam às lojas com frequência.

Dominion, Marvel, Star Trek, DC. Deck Building Games para todos os gostos!

Dominion, Marvel, DC, Star Trek. Deck Building Games para todos os gostos!

O DBG de Resident Evil foi lançado em 2010 pela Bandai. Ele vem com 250 cartas de vários tipos diferentes. Temos armas (pistolas, rifles, lança foguetes, etc), munições (que também funcionam como o “dinheiro” do jogo), ervas e first aid sprays para recuperar os (muitos) pontos de vida perdidos durante a partida, zumbis e outros monstros (chamados no jogo de Infectados) com vários níveis diferentes de força, cartas de ação, que permitem comprar mais cartas, aumentam o dano das armas, etc, e cartas de personagem, com os protagonistas (e antagonistas) de cada jogo.

Ainda tem muito mais cartas de cada tipo! Mas se mostrar todos estraga a surpresa! (e eu fico sem outras imagens pro resto do post)

Ainda tem muito mais cartas de cada tipo! Mas se mostrar todos estraga a surpresa! (e eu fico sem imagens novas pro resto do post)

O jogo começa com cada jogador (o jogo pode ser jogado com até 4 pessoas e mesmo sozinho) escolhendo um personagem. Temos a Jill, Chris, Claire, leon, Wesker e outros, 10 personagens no total. Embaralha-se o deck da mansão, que contêm os monstros, e separa-se as cartas que os jogadores terão para comprar. Em seu turno, cada jogador tem direito a jogar uma carta de ação, comprar uma carta da mesa e explorar a mansão uma vez, enfrentando o monstro que aparecer. Está é a parte mais emocionante porque você não tem como saber o que vai enfrentar e depois de revelar o inimigo, não tem como fugir. Você pode estar com aquela super bazuca e acabar enfrentando um zumbi perneta, ou então ter que encarar o Nemesis só com uma faquinha (para a diversão dos outros jogadores). Na verdade, nenhum jogador é obrigado a explorar em seu turno, assim pode esperar uma mão boa. Mas eu recomendo definir um numero de turnos máximo que cada jogador pode ficar sem explorar (3 ou 4 turnos, por exemplo). Isso deixa o jogo bem mais desafiador (e divertido!). Quando derrotado, cada infectado dá pontos. O jogo acaba quando alguém mata o infectado mais forte do deck  e, no final, vence o jogador com mais pontos.

Tadinha da Rebecca...

Tadinha da Rebecca…

O jogo tem vários modos para serem jogados. Tem o modo história, que se foca na exploração da mansão, modo mercenários, onde os jogadores tem tempo para matar o maior numero possível de infectados e o versus, sem monstros, onde os jogadores enfrentam uns aos outros!

Desde que o jogo básico saiu já foram lançadas quatro expansões: Aliance, Outbreack, Nightmare e Mercenaries, cada uma delas adicionando novas cartas, regras opcionais e novos modos de jogo. As expansões Aliance e Mercenaries também funcionam como jogo básico e podem ser jogadas sozinhas. Já Nightmare e Outbreak precisam do jogo básico. Mas mesmo só com o jogo dá para se divertir bastante. Como cada personagem tem habilidades diferentes, eles levam os jogadores a mudar bastante seus decks em cada partida e em conjunto com a variedade de cartas de ação e de armas o jogo não fica repetitivo.

Expansões. Porque, afinal, "só" 250 cartas era muito pouco...

Expansões. Porque, afinal, “só” 250 cartas era muito pouco…

O único problema deste jogo é encontrá-lo por aqui. Ele nunca foi trazido oficialmente para o Brasil então não há cartas em português.  Isso não é lá um grande problema, pois as cartas têm pouco texto (quando têm), mas pode dificultar as coisas na hora de ler o manual (mesmo que as regras sejam simples). O preço do jogo lá fora não é caro quando comparado com o preço dos jogos por aqui (custa entre 20 e 25 dólares, bem mais em conta do que pagar 100 reais num War). Quem tiver a oportunidade para encomendar dos EUA, vale a pena porque o jogo é muito bom, seja você fã de Resident Evil ou não.

E é isso o que eu tenho para falar do jogo! A quem decidir dar uma chance, espero que se divirta bastante! Até mais!

Todos eles tiraram uma folga para jogar! E aprovaram!

Todos eles tiraram uma folga para jogar! E aprovaram!

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Games

2 Respostas para “Resident Evil Deck Building Game

  1. Pingback: Legendary: O Deck-building da Marvel | Pandatoryu - PanTo!

  2. Pingback: Top 10 Jogos de Tabuleiro de Terror! | Pandatoryu - PanTo!

Participe comentando e fornecendo opiniões. Nos ajude a crescer e sobretudo divirta-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s