Primeiras Impressões: Psychic Detective Yakumo (Shinrei Tantei Yakumo)


Capa do volume 1 lançado pela Panini

Capa do volume 1 lançado pela Panini

Olá pessoas! Tudo certo? Para nossa felicidade (e potêncial falência/endividamento…), um monte de mangás novos chegaram às nossas bancas nos últimos tempos. Assim,  hoje vou falar um pouco sobre um deles, que li recentemente, chamado Psychic Detective Yakumo.

Psychic Detective Yakumo (Shinrei Tantei Yakumo, no original) é um shoujo com temática horror/mistério/sobrenatural baseado em uma Light Novel do mesmo nome escrita por Manabu Kaminaga e ilustrada por Katoh Akatsuki. A novela começou em 2004 e continua a ser publicada até hoje, estando no volume 8. O mangá, de Suzuka Oda, ainda não acabou e atualmente está no volume 07 no Japão.

Sem falar que também tem o anime! Mas falo dele outra hora

Sem falar que também tem o anime! Mas este vai ficar para outro dia.

A história gira em torno de Saitou Yakumo, um estudante Universitário (raro não ser um colegial né?) que nasceu com uma habilidade única. Seu olho esquerdo é vermelho, e permite que ele veja as almas dos mortos. Graças á esta habilidade, Saitou teve uma infância difícil, o que o tornou uma pessoa reservada. Tudo começa a mudar quando ele conhece Haruka Ozawa, estudante da mesma Universidade, que bate à porta do Clube  de Estudos Cinematográficos (base de operações e dormitório particular de Saitou) pedindo que ele ajude uma amiga  que ela acredita que foi atacada por um fantasma. Saitou aceita ajudar (mediante pagamento, claro), envolvendo ambos em uma série de eventos misteriosos e sobrenaturais que acaba aproximando os dois e libertando Saitou de seu passado triste.

Haruka e Saitou, design do mangá

Haruka e Saitou, design do mangá

Agora vou falar um pouco dos personagens principais!

yakumo Saitou

Yakumo Saitou: Yakumo é o detetive psíquico que dá o título do mangá. Como eu já disse, seu olho vermelho lhe dá o poder de ver fantasmas. Por ver coisas que os outros não vêem, teve muitos problemas durante a infância. É   sarcástica, um pouco rude, frio e meio trapaceiro. Ainda assim, no fundo (beeem no fundo talvez ) ele não é má pessoa e se importa com os espíritos, acreditando que os que ainda estão no nosso mundo estão presos aqui por algum motivo. Sua fama de psíquico já se espalhou pelo campus e foi o motivo de Haruka procurá-lo quando precisou de ajuda.

Haruka Ozawa visite pandatoryuHaruko Ozawa: É uma aluna do 2º ano de letras da mesma universidade de Saitou. Ao contrário de Yakumo, Haruka mostra claramente que uma pessoa boa e que se preocupa com os outros, tanto que foi procurar Yakumo para ajudar uma amiga. Em parte ela é assim por se culpar por algo que aconteceu com sua irmã no passado. É a primeira pessoa a não sentir medo do olho vermelho de Yakumo dizendo, na verdade, que ele é muito bonito. Ao longo da série, vai desenvolvendo sentimentos especiais por Yakumo.

Kazutoshi Gotou visite pandatoryu

Kazutoshi Gotou: É um detetive workaholic de meia idade que de vez em quando pede ajuda para Yakumo, quando acredita que existe algo de sobrenatural em algum dos casos em que está trabalhando. Gotou conhece Yakumo desde que este era criança e tornou-se seu amigo desde então. Embora Yakumo fique tirando sarro de Gotou sempre que eles se encontram, o detetive parece se importar bastante com Yakumo.

Por enquanto não vou falar mais sobre a história para não dar spoiler, mas creio que já deu para ter uma ideia. Depois de ler Yakumo, percebi que este mangá lembra, sob vários aspectos, Ghost Hunt. O próprio Yakumo lembra muito o Kazuya “Naru” Shibuya, protagonista de Ghost Hunt, como detetive paranormal mal humorado e sarcástico. Mesmo com a temática de mistério, terror e sobrenatural, Psychic Detective puxa um pouco mais para o relacionamento entre Yakumo e Haruka do que se costuma ver em outros mangás com temas deste tipo. Ainda assim, e falo como um fã de histórias de terror, eu achei este mangá bem interessante, mesmo para quem não é fã de shoujo, pois o clima de mistério é bem intercalado com as partes envolvendo Yakumo e Haruka. O desenho também é bem bonito e algumas cenas podem surpreender quem espera só uma historinha de romance com alguns fantasminhas (mas calma, não tem nada de Gore).  Eu recomendo, e espero que a série faça sucesso por aqui!

Espero que goste também!

Até mais!

Independente de ser Shonen ou Shoujo, é sempre bom ver mangás de terror chegando por aqui! (E Alana, você que disse que gosta de histórias do gênero, talvez goste deste aqui!)

Independente de ser Shonen ou Shoujo, é sempre bom ver mangás de terror chegando por aqui! (E Alana, você que disse que gosta de histórias de terror, talvez goste deste aqui!)

4 Comentários

Arquivado em Cantinho do Shoujo, Mangás

4 Respostas para “Primeiras Impressões: Psychic Detective Yakumo (Shinrei Tantei Yakumo)

  1. su

    Realmente, esse mangá é muito bom! Aguardo sempre, ansiosa, pelas traduções da Pururin Scans… ótima pstagem! Bjuss!

  2. Oi Su! Pois é! No começo eu admito que estava com um pé atrás, mas agora pretendo acompanhar até o final!
    Obrigado, que bom que você gostou! Continue nos acompanhando 🙂
    Bjs!

  3. Lola

    oi, eu comecei a ler o mangá , mas só tem 2 volumes traduzidos e eu não sei se tem o novel traduzido. Você sabe ?

    • Oi Lola!

      Por enquanto só temos mesmo até o volume 2 traduzido. Mas, quanto a isso, não se preocupe porque todos os volumes do mangá virão para cá (lembrando que o mangá é bimestral então o próximo deve sair no final de julho/começo de agosto).
      Quanto a novel, infelizmente ainda não há notícias sobre a sua tradução. Mas se o mangá vender bem por aqui, ela pode até ser traduzida no futuro.

      Obrigado pelo comentário e por nos acompanhar!!!
      Até mais! o/

Participe comentando e fornecendo opiniões. Nos ajude a crescer e sobretudo divirta-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s