Grandes Mestres dos Mangás: Mestra Genkai – Yu Yu Hakusho


Mestra Genkai!

Não se deixe enganar pela aparência de vovó calminha

Saudações povo! Hoje vou inaugurar a sessão “Ryozanpaku” aqui do blog, onde contamos um pouco sobre a vida dos grandes mestres dos heróis que salvam o universo, derrotam deuses, vencem torneios das trevas, ou simplesmente sofrem para passar no vestibular e pegar garotas (ei, isso também tem seu mérito!!!). E a primeira mestra de quem vamos falar é de um dos animes que é de longe um dos favoritos por aqui. Ela é velha (mas nem sempre), baixinha, forte e possivelmente a única pessoa do mundo que consegue botar juízo na cabeça de certo detetive espiritual. Estou falando da Mestra Genkai, de Yu Yu Hakusho.

Aparência:

Genkai aparece como uma mulher idosa e de baixa estatura. Seu cabelo é rosa acinzentado chegando pouco além da altura dos ombros. Ela usa roupas de artista marcial e ocasionalmente um chapéu roxo com o caractere “Mestre”. Quando assume sua aparência jovem, Genkai se mostra uma mulher muito bonita, com cabelos rosa brilhantes e uma grande energia espiritual (mas ainda baixinha XD).

Genkai Jovem e Idosa

Em uma destas formas, Genkai é uma lutadora épica. Na outra, também!

Personalidade:

Genkai tem personalidade forte e decidida. Ela é inteligente e uma lutadora experiente, e dificilmente perde o controle durante uma luta. Ela também é bastante pragmática, como quando disse que iria transmitir sua doutrina para quem quer que vencesse seu torneio, independente do seu passado ou da sua índole. Genkai também é uma mestra bastante rígida, exigindo o máximo de seu discípulo com treinamentos infernais e potencialmente mortais (como o próprio Yusuke aprendeu da forma mais difícil). Embora a princípio ela achasse Yusuke só um moleque folgado, com o passar do tempo ela desenvolveu um grande carinho por ele (o que não a impediu de continuar com os treinos cruéis e desumanos).

Esta é a parte fácil. Depois do café da manhã é que o bicho pega.

Esta é a parte fácil. Depois do café da manhã é que o bicho pega.

História:

Com mais de 70 anos de idade (quando se passa a história), a Mestra Genkai ainda é uma das lutadoras mais fortes do mundo dos humanos (Ningenkai), cujos ensinamentos são desejados por muitos lutadores, incluindo Youkais.

O passado:

Cinquenta anos antes do inicio de Yu Yu Hakusho, a então jovem Genkai já era uma lutadora famosa entre humanos e youkais, por sua força e domínio sobre a doutrina do Leikoradouken, que poucas pessoas na história foram capazes de dominar. Nesta época ela era parceira e amante de outro mestre das artes marciais, o mais novo dos irmãos Toguro que possuía um Dojo e muitos discípulos.

Genkai e Toguro quando jovens

Genkai e Toguro quando jovens

Infelizmente, a vida de paz e tranquilidade dos dois chegou ao fim quando um youkai chamado Kairen atacou o dojo e matou todos os discípulos. (Aqui há uma diferença entre o anime e o manga. No primeiro, Kairen ataca quando os dois mestres estão fora do dojo. Já no manga, ele derrota Toguro e assassina seus discípulos na sua frente). Após este incidente, Genkai entra no torneio das trevas junto dos irmãos Toguro. Eles vencem o torneio e Toguro mata kairen na final. Mas após o torneio, Toguro passa a querer cada vez mais poder e decide se tornar um youkai, se afastando assim de Genkai.

"Togurro, agora que você ganhou o Toneio das trevas, o que você vai faze?" "Eu vou para a Disneylandia! (e depois virar youkai)

Narrador: “Toguro, agora que você ganhou o Toneio das Trevas, o que você vai fazer?” Toguro: “Eu vou para a Disneylandia! (e depois virar youkai)”

O presente:

Saga do Detetive Espiritual: A primeira vez que vemos Genkai na série se dá quando Yusuke, o mais novo e problemático detetive do Mundo Espiritual (Reikai) receba a missão de participar de um torneio para impedir que a doutrina de uma velha mestra caia nas mãos de um youkai sanguinário chamado Lando. Em meio a dezenas de lutadores, Genkai surge como uma (aparentemente). Com um ar de mal humorada e até arrogante, ela submete os pretendentes a diversas provas, desde sorteios até jogos aparentemente sem sentido, mas que na verdade mediam a força espiritual dos participantes, passando por um teste de sobrevivência em uma floresta infestada de youkais e chegando, por fim, as lutas individuais.

Esses dois não passaram no sorteio e foram tirar satisfação. Pobres coitados...

Esses dois não passaram no sorteio e foram tirar satisfação. Pobres coitados…

Ao longo do caminho muitos caem, sendo os mais revoltados derrubados pela própria Genkai, até sobrarem apenas Yusuke e Lando na final. Mesmo sabendo que se a doutrina caísse nas mãos de Lando aconteceria um desastre, Genkai não interfere na luta em momento algum dizendo que não seria justo favorecer alguém. Felizmente para muitos humanos Yusuke vence o torneio e acaba se tornando discípulo da velha mestra.

E venceu a luta da maneira mais "inesperada" possível!

E venceu a luta da maneira mais “inesperada” possível!

Torneio das Trevas:

Time Urameshi

Time Urameshi

Genkai participa do Torneio das Trevas (que é de longe a saga mais legal da série!) como o quinto membro do Time Urameshi disfarçada como a lutadora Mascarada. Logo na segunda rodada a mestra já mostra a que veio e usando a técnica de purificação do LeikoHadoken, derrota os três guerreiros do Time Ichigaki! Graças às tramóias do time Mashoutsukai, Genkai fica no banco durante a terceira rodada, mas volta para enfrentar o time Uraotogi e mesmo estando bastante enfraquecida por ter passado sua energia espiritual para Yusuke, ainda vence duas lutas contra Shishiwakamaru e contra Suzuki (que ela vence pura e simplesmente na base da porrada, sem nem usar energia espiritual!).

Genkai vs Suzuki

Genkai vs Suzuki

Ou melhor, Genkai moendo o coitado do Suzuki

Ou melhor, Genkai surrando o coitado do Suzuki

Antes da final, contudo, a mestra se defronta com seu antigo companheiro Toguro. Mesmo estando quase sem energia espiritual, Genkai não recua e chega a destruir um dos braços de Toguro na luta, mas no final acaba sendo derrotada e assassinada na frente de seu novo discípulo. Quando o Time Urameshi vence o torneio, Genkai é ressuscitada pelo desejo de todos.

Mestre de verdade não liga para o tamanho

Mestre de verdade não liga para o tamanho

Saga do capítulo Negro:

Depois do Torneio das Trevas Genkai volta a agir como mentora de Yusuke e Cia, deixando as batalhas para a nova geração. Ela ajuda três jovens (Kaito, Yanagisawa e Kido) a entender seus recém adquiridos poderes espirituais e com a ajuda deles ensina a Yusuke, Kuwabara e Hiei a tomar cuidado com os poderes desconhecidos que muitas pessoas estavam manifestando e que eles enfrentariam em sua nova missão (Kurama não precisou dessa lição J ). Genkai acompanha Yusuke e os outros quando estes invadem o esconderijo de Sensui e vence um dos jogos dentro do território de Amanuma (o Game Master), ajudando o grupo a avançar. Ela, contudo, não participa da luta final contra Sensui.

Para traz noobs, vou mostrar como se joga

Para trás noobs, vou mostrar como se joga de verdade.

Cheguem pra traz noobs, vou mostrar como se joga de verdade!

Saga dos Três Reis:

No final da série, os poderes da mestra já foram em muito superados pelo seu discípulo e pelos seus amigos. Genkai deixa as batalhas de lado continua sempre por perto quando Yusuke precisa de um conselho, um cascudo para ficar esperto, ou só para uma partida de vídeo game.

Que normalmente ela vence

Que normalmente ela vence

Quando Yusuke tem problemas com sua herança demoníaca, Genkai o aconselha a procurar a ex-detetive espiritual Satou Kuroko. Depois, ela reúne todos em sua casa para se despedir quando Yusuke vai para o Mundo das Trevas (Makai). Seis meses depois, ela ajuda Kurama a treinar Linko, Tyu, Touya, Gin, Shishiwakamaru e Suzuki para que eles se tornem youkais de categoria S. Após o torneio que decidiu o rei do Makai, Genkai reúne Yusuke, Keiko, Kuwabara, Kurama, Shizuru, Yukina e Botan em sua casa.

E o Yusuke atrasado para encontrar a mestra... vai leva uns cascudos moleque folgado!

E o Yusuke atrasado para encontrar a mestra… vai leva uns cascudos moleque folgado!

Ela anuncia que depois da sua morte eles herdariam sua casa e todas as terras em volta e diz que seu desejo é que eles preservem o lugar para que ele seja um lar para qualquer youkai que deseje viver pacificamente no Ningenkai, esperando que um dia a distância entre humanos e youkais possa diminuir. No mangá, Genkai morre de causas naturais (o anime não diz nada sobre sua morte).

Lá ela só fica de boa tomando chá com o Piu

Lá ela só fica de boa tomando chá com o Piu

Poderes e habilidades:

  • LeikoHadoken (Reikohadoken): O estilo de luta da mestra Genkai consiste em manipular as ondas espirituais usando todo o corpo como centro da energia espiritual (ao contrario do Leigun que concentra a energia na ponta dos dedos), transformando todo o corpo em arma. Dominar esta técnica demanda fortalecer tanto o corpo como a mente, tornando a pessoa um guerreiro formidável, mesmo sem usar sua energia espiritual. Outra característica importante desta técnica é que ela estimula as células do corpo fazendo com que ele volte para o auge da sua força. No caso da mestra Genkai, ela volta a ter o corpo de quando tinha 20 anos. Esta técnica, aliada aos anos de experiência de lutas de Genkai tornam ela um oponente temível.
Genkai fica jovem após libera seus poderes. Porque botox é para os fracos!

Genkai fica jovem após libera seus poderes. Porque botox é para os fracos!

  • Cura espiritual: usando as ondas espirituais, Genkai pode curar ferimentos graves e até fraturas. Foi a técnica que ela usou para curar Kuwabara depois da luta contra Lando.
Genkai cura Kuwabara

Cura espiritual (porque essa molecada só dá trabalho…)

  • Leigun (Reigun): o tiro espiritual que é a marca registrada de Yusuke já era dominado pela mestra faz muito tempo.
Leigun!

Todo mundo gritando, Leigun!

  • Shotgun (Shottogan): técnica que dispara dezenas de projéteis de energia espiritual em alta velocidade. Genkai a usou no barco para derrubar vários youkais antes de chegar à Ilha dos Enforcados.
Shotgun

Shotgun: Porque socar só um demônio por vez não tem graça!

  • Shu no ken: técnica de purificação que Genkai usou para livrar os guerreiros do time Ichigaki do controle do cientista louco. Ela cria um grande tornado de energia que quando liberado paralisa os oponentes. Ela então os golpeia no peito. Se o oponente for maligno, ele será destruído. Se não, seu espírito e seu corpo serão purificados. É uma das técnicas mais fortes do LeikoHadoken (um dos cinco grandes punhos ou daiken). Genkai menciona que já fazia mais de 20 anos que ela não usava este golpe.
Shu no ken

Shu no ken

  • Reflexo Destrutivo Leiko (Rei KoKyoHanSho): técnica com a qual Genkai derrotou Shishiwakamaru. Consiste em canalizar a energia do oponente e usa-la de volta contra ele, permitindo derrotar adversários poderosos sem precisar gastar a própria energia espiritual. É uma técnica arriscada e difícil de ser executada, pois demanda tocar o oponente, ou sua arma e harmonizar sua energia espiritual com a dele. Assim, Genkai só usa esta técnica como ultimo recurso.
Reflexo Destrutivo

Reflexo Destrutivo: Que para o oponente significa, “Você está MUITO ferrado”

  • Esfera espiritual (Rei KoGyuko): Técnica com a qual Genkai transferiu sua doutrina e seu poder espiritual para Yusuke. É extremamente dolorosa e pode destruir o corpo de quem a recebe se ele não for forte o bastante.
Esfera Espiritual (também conhecida como "Isso vai doer pra burro")

Esfera Espiritual (também conhecida como “Isso vai doer pra burro”)

  • Algemas espirituais (Ju Rei Jo: Shu no Gyo): técnica usada para aumentar as reservas de energia espiritual, funcionando como uma forma de treino que obriga a pessoa a circular sua energia espiritual por todo seu corpo apenas para poder se mover. As algemas são liberadas pelo comando Ante. Foi o último presente de Genkai para Yusuke antes da luta contra Toguro.
Algemas espirituais

Algemas espirituais: Desenvolvida para fortalecer os discípulos, e impedi-los de fugir no meio do treino

Curiosidades!

  • O nome Genkai significa Mar de Ilusões;
  • No original, a Genkai velha é dublada pela Hisako Kyoda (que dublou a vovó Kaede em Inuyasha, Taiitsu em FushigiYugi e a avó do Sentaro em Rama ½). A Genkai jovem é dublada pela Megumi Hayashibara (que dublou a Lina Inverse em Slayers, Faye Valentine em Cowboy Bebop, Haruka Urashima de Love Hina e mais um milhão de personagens famosos, jogos, etc, etc, etc.)
  • Em português, a Genkai Velha foi dublada primeiro pela Nelly Amaral (a Muriel do Coragem, o Cão Covarde, Marge Simpson, a Mamãe Metralha em DuckTales e vários outros) e depois pela Selma Lopes (que também a substituiu como Marge Simpson, e dubla a Whoopi Goldberg em vários filmes, a Slappy nos Animaniacs, Yubaba, Zeniba em A Viagem de Chihiro). Já a voz da mestra jovem é da Mabel Cezar (Luluzinha, Jessie em Toy Story 2 e 3, Shinobu em Patlabor, Violet de Behemot, Saint Seya: The Lost Canvas).
  • Nas Filipinas, a mestra Genkai se chama mestre Jeremiah, porque pensaram que ela era um homem.
  • Em 2007 uma pesquisa feita pela Oricon apontou a mestra Genkai como a quinta melhor mestra dos animes!
  • Ao contrário do mangá, Yusuke não fuma no anime. Por isso tiveram que mostrar a mestra fumando e incluíram a cena dela jogando a cigarro no Yusuke antes da luta na sala escuram durante o torneio de sucessão.

Por enquanto é isso gente. Espero que tenham gostado do post! Aguardem para saberem mais sobre os grandes mestres dos animes e mangás nas próximas atualizações da sessão Ryozanpaku!

A Mestra ficou feliz por ser a primeira homenageada nesta sessão e prometeu que não vai socar ninguém aqui do Panda por escrever sobre ela sem pedir permissão pimeiro

A Mestra ficou feliz por ser a primeira homenageada nesta sessão e prometeu que não vai socar ninguém aqui do Panda por escrever sobre ela sem antes pedir permissão

6 Comentários

Arquivado em Ryozanpaku

6 Respostas para “Grandes Mestres dos Mangás: Mestra Genkai – Yu Yu Hakusho

  1. YYH forever *-*
    Até hoje não encotnrei algo melhor do que Yu Yu Hakusho. Existem animes e mangás muito bons, mas nenhum chega aos pés deste. Eu estou para fazer um post sobre YYH há tempos, mas ainda não fiz primeiro pois não arrumo tempo e segundo pois não arrumei coragem para fazer haha (tenho que fazer um post que não seja monstruosamente grande e para YYH fica difícil).
    Quanto a Genkai ela é de fato um show a parte e apesar de ser muito séria ela protagoniza inúmeras cenas engraçadas.
    Bem, quem não viu ou leu YYH VEJA!!!!!!!!! Você não é uma pessoa feliz (ou feliz o suficiente) caso não tenha visto yu yu.

    • Huahua eu sou obrigado a concordar com o que vc disse sobre YuYu. Têm vários animes que eu gosto muito, como Samurai X, FMA, Hellsing… mas nenhum como YuYu. Os personagens, a história, o humor, as lutas, para mim esse anime/mangá acertou em todos os aspectos. O único defeito é não ter mais episódios!
      Hehe por isso que escolhi ela para ser a primeira mestra da sessão hehe.
      E reforçando o que o Gish disse, se você ainda não foi ver YuYu Hakusho, pare o que estiver fazendo AGORA e vá ver! Você não vai se arrepender!

      Vlw pelo comentário Gish!

  2. Gostei deste post esta
    velha luta pra burro

  3. Daniel

    Na minha oipinião Yu Yu Hakusho é e sempre será o melhor de todos os animes já feitos até hoje, depois de quse 2 décadas, continua sendo coerente, lógico e racional no que diz respeito as lutas entre os personagens principais e os viloes, quando o Yusuke não da conta, como foi o caso do Sensui, ele perde sem ter de recorrer a métodos sem nexo e controversos, isso faz deste anime o melhor e o mais bonito entre todos os outros, claro, existem outros muito bons, mas YYH……Is the best

    • Olá Daniel o/

      De fato YY é fantástico e é também o anime que mais gosto (e olha que já assisti muitos). A história é simples, porém muito divertida e os personagens têm personalidades e comportamentos cativantes. De fato para mim é uma obra excelente.

      Apoiad =)

      Grato por comentar

      Abç o/

Participe comentando e fornecendo opiniões. Nos ajude a crescer e sobretudo divirta-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s