Review Gantz #383: End (Final)


Clique na imagem para ler o capítulo em inglês/Clique no link logo abaixo para ler o review

Clique na imagem para ler o capítulo em inglês/Clique no link logo abaixo para ler o review

Fala povo o/

Último capítulo de Gantz: 383! E aqui vai nosso humilde review. Sendo que no final falarei rapidamente minha opinião sobre a obra como um todo.

Obs: por ser o capítulo final e por conter várias imagens, colocarei bastantes cenas no post e basta clicar nelas para ampliá-las para o tamanho original =).


gantz 383 - visite pandatoryuComeçamos o capítulo final (!!!) de Gantz com Kato ainda no ar colocando todas suas esperanças em seu amigo Kurono, que por sua vez está vindo como um foguete. Acho que Kato podia parar de pensar que Kurono vai resolver tudo, mas…

gantz 383 1 - visite pandatoryuSendo que logo em seguida vemos que Kurono acertou em cheio Eeva (vulgo Loreal) que começa a cair diante do ataque. Mas será que o ataque foi o bastante? Até o momento não temos a resposta e vamos vendo Loreal cair pelas páginas, novamente com o mangaká mostrando maestria em seus traçados:

Kato e os demais presentes acompanham tudo de perto e com muita atenção, ao mesmo tempo um câmera filma tudo e vemos Loreal caído quase em cima de um dos membros da equipe Gantz. Na imagem posterior vemos que Kurono utilizou um ataque super efetivo, pois ele simplesmente atravessou o crânio de Eeva fazendo um rombo no tampão de sua cabeça:

Diante da extremamente provável (na verdade isso é bem claro) derrota de Eeva, a população terrestre vai ao delírio e vemos as mais diversas localidades comemorando a vitória de Kurono e demais membros. E claro, que AGORA o povo grita pelo nome de Kurono reconhecendo-o como um herói (engraçado como as pessoas mudam de opinião…). E claro, nem preciso dizer o que Tae-chan está fazendo né? Me parece que a garota veio de algum outro planeta em que a água do corpo é infinita, pois a criatura não para de vazar!!

MAS eis que vemos um dos ETs gigantes se aproximando do grupo que está na nave dos invasores. O alien pára na frente de Kurono e este começa a pedir que eles parem com a contagem da autodestruição da nave e que vão para um outro planeta inabitado em que eles possam viver em paz sem machucar ninguém. Kurono continua seu discurso (parecendo extremamente cansado de toda a situação) dizendo que eles não querem continuar esta guerra. Diante disso, o invasor puxa sua lâmina e… SE MATA diante da derrota do melhor guerreiro e dá vindoura desgraça de sua honra!!!

Após a morte do alien, nem 1 segundo de descanso para nossos heróis, eis que a nave começa a ruir!! Vemos uma cena um tanto quanto triste que é a morte de diversos aliens civis que simplesmente buscavam um local para morar (e não necessariamente concordavam com a invasão). Ou seja, vemos os papéis se invertendo: com os humanos comemorando e os aliens sofrendo e chorando. Fora isso, temos a confirmação de que Gantz CONSEGUE TRANSFERIR AS PESSOAS E REVIVÊ-LAS!!!!!!!!!!!!! Os membros de Gantz (mesmo os mortos) começam a ser transferidos para Terra, porém é óbvio que na hora de transferir Kato e Kurono algo dá errado: a nave começa a explodir e ambos não são transferidos.

Diante das alternativas eles escolhem a mais elaborada e estratégica possível: CORRER loucamente! E de certa forma dá certo, pois eles conseguem chegar até umas naves (mas outros membros não têm a mesma sorte e os vemos sendo esmagados e por ai vai).

E a partir daí vemos nossos protagonistas partindo na busca pela sobrevivência utilizando naves no espaço.

gantz 383 22 - visite pandatoryu

Mais uma linda cena de página dupla

Após a explosão da nave, vemos Kurono e Kato boiando no meio do oceano e falando do tempo que se passou e da situação em que estão. Ao mesmo tempo eles vão se lembrando de vários “amigos” e familiares. Mais uma cena interessante com aquela idéia de calmaria pós tempestade.

gantz 383 23 - visite pandatoryuPorém não é chegada a hora deles morrerem (de novo né? lol), então boiando eles se aproximando de alguma praia e são recepcionados de maneira calorosa por várias pessoas e dentre elas pelo irmão mais novo de Kato e por Tae-chan (que continua vazando água).

Kato e Kurono vão ao encontro de seus dois entes queridos, mas estão exaustos (e não é a toa né hehehe), logo caem nos braços de ambos em uma cena muito bonita e que transmite uma certa idéia de calma/paz no sentido de “passou”.

gantz 383 27 - visite pandatoryuE como tudo que é a bom acaba, na ÚLTIMA página de Gantz vemos inúmeras pessoas em volta agradecendo aos então heróis que finalmente conseguiram um momento de paz ao lado das pessoas que queriam proteger. E Tae-chan transmite todos seus sentimentos por Kurono, inclusive transfere lágrimas, pois várias caem no rapaz. E Gantz termina desta forma😥

gantz 383 28 - visite pandatoryuComo vocês podem ver na página final é anunciado que “The origin of Gantz” será apresentado na Miracle Jump em 25 de junho e além disso dá-se a entender que Hiroya Oku deve estar trabalhando em outra obra (ou até numa continuação quem sabe O.o – duvido…).

E como prometido, abaixo vou comentar um pouquinho:

O final nos deu margem para várias interpretações, mas de maneira resumida entendo que Kurono tenha ficado com Tae-chan, Kato tenha ficado com seu irmão e ido atrás da garota (Anzo Yamasaki), Kei Kishimoto tenha perdido seu interesse por suicidar-se, Reika e os demais tenham sido revividos, o grandão chamado de caipira tenha ficado com a loirinha socadora e com o garotinho que o chamava de pai e por ai vai. Mas, é mera interpretação própria, pois nada disso é 100% certeza.

Achei o capítulo bem previsível e para falar a verdade eu esperava um pouco mais, considerando que é Gantz. A história é meio confusa mesmo e o autor nos deixa cheios de perguntas sem respostas, mas eu acreditava que ele fosse ou viajar bonito na mayonese no final ou então dar algumas (não todas) explicações. Porém, mesmo o final tendo sido previsível isso não significa que tenha sido ruim ou coisa do tipo e acima de tudo isso não desmerece nem um pouco esta obra que em minha humilde opinião é excelente e que nos proporcionou diversão por 13 anos. Na última página, fiquei feliz ao ver que o autor de Gantz deve estar desenvolvendo algo, além de um possível spin-off ou coisa do tipo.

Agora dando um pouco minha opinião quanto a obra: pudemos ver uma obra que demonstrou a maestria do mangaká ao traçar as diversas cenas e personagens nos menores  detalhes, além de ter conseguido nos prender a uma história que é para lá de non-sense lol. Fora isso, destaco novamente que a obra apresenta cenas de violência e de cunho sexual, mas que, em minha opinião, acima de tudo ela mostra uma reflexão sobre a natureza humana e também sobre a relação dos humanos com as demais espécies. Acredito que eu não tenho sido o único a sentir que na hora da invasão dos ets (da raça de Loreal -Eeva) o autor estava mandando uma forte mensagem de que os humanos ali se colocaram no papel dos bichos, ou seja, coisificou-se o ser humano para demonstrar o que a espécie faz com as demais, de forma que os  ETs eram “humanos”.

Hiroya Oku conseguiu desenvolver durante 13 anos uma obra que ficará na história do meio denominado Otaku (entendam o termo como sendo: comunidade que aprecia mangás, animes e coisas correlatas), pois trouxe sem medo diversas imagens fortes que muitos não se arriscam a mostrar, mas trouxe também discussões importantes que muitas vezes não paramos para refletir (para mim a cena da conversa com “Deus” é algo muito intrigante e interessante, pois o autor quebra vários dogmas que possuímos e traz uma idéia diferente – e porquê não plausível… não estou dizendo que concorde ou não, só estou dizendo que foi bem chamativo e talvez saudável demonstrar que aquilo que acreditamos nem sempre o é da forma como vemos ou então aquilo que não acreditamos de fato existe). Em nossos modestos reviews, cansei de elogiar os traços de Hiroya Oku e não foi para encher linguiça não, foi porquê de fato acredito que é um fator que merece destaque: desde as cenas mais simples como uma pessoa parada, ou uma paisagem, até cenas mais complexas de batalhas, de destruição, de espaço etc).

Oku criou uma obra impactante que nos fez muitas vezes sentir a situação ou imaginar como seria. São diversos os acontecimentos que possuem as características que citei, mas algumas cenas impactam mais  (pelo menos para mim), como por exemplo a cena em que mostra os humanos sendo mortos como se fosse um abatedouro, ou nas cenas em que os invasores simplesmente decaptavam um humano para comer o “miolo”.

Abaixo fala um pouco sobre alguns personagens:

Falando um pouco do protagonista, eu achava Kurono bem bundão no começo da história, mas isso aos poucos foi mudando e Kurono foi se tornando um principal muito interessante, valendo dizer que talvez o autor tenha querido dizer os humanos por natureza são frágeis, mas que conseguem evoluir para defender aquilo que acreditam. Faço essa “viajada”, pois como eu disse acredito que o autor goste das cenas fortes e afins, mas entendo que muito disso seja para chocar e também mandar mensagens aos leitores. Kurono ainda demonstrou ser “normal” ao ter atração física por Reika e também por Kei, mas aos poucos foi descobrindo que a felicidade não se resume a isso, vindo a gostar de Tae-chan depois. Além disso, ele é um exemplo de superação e de esforço (ou até mesmo talento dependendo como você interpretar).

Quanto a Masaru Kato: é um personagem que desde o começo simpatizo, talvez por ele ser “bonzinho” quanto aos comportamentos, como por exemplo ao afastar o taradão da Yakuza de perto da Kei que tinha aparecido nua na sala de Gantz. Kato é um personagem muito importante para história, tanto por suas ações ao tentar proteger a todos e afins, quanto pelo simples fato de existir para dar forças aos demais. Entendo que ele no final tenha conseguido ficar com a garota, mas queria ter visto mais disso. Além disso, creio que possamos considerá-lo com um protagonista também, ficando bem caracterizado isso no período em que ele batalha para reviver Kurono. Mais para o final eu já estava um pouco de saco cheio dele e do lado “Sam o Hobbit” dele, de ficar babando ovo para cima do Kurono.

Shion Izumi: vai dizer que vocês não ficaram com raiva deste cabeludo?!?! Foi um personagem intrigante e importante para a trama, para ajudar Kato e os demais a se desenvolverem. E além disso, traduz na sua imagem o posicionamento de muitos que vemos por aí que consideram o interesse pessoal como sendo supremo, pouco se importando para os demais, tratando os seres a sua volta como se fossem ferramentas.

Joichiro Nishi: personagem odiado por muitos, mas que entendo que tenha sido importante para o desenvolvimento da trama e dos personagens. Mas, destaco que em alguns momentos ficou bem claro que no fundo no fundo ele não era mal, mas sim alguém muito revoltado por tudo que já passou e com os acontecimentos do mundo.

Kei Kishimoto: a “peituda” suicida é um personagem que eu queria que tivesse sido revivida antes para participar dos grupos. Ela era sim o appeal fanservice do mangá, mas era interessante pois trazia um lado triste e no caso até suicida.

Reika Shimohira: a popstar desejada por todos, na verdade era uma garota tímida e infeliz, que só encontrou felicidade nos braços de Kurono que por sua vez gostava de Tae-chan. Reika é sim uma personagem interessante e demonstra a complexidade dos sentimentos humanos, em especial ao pedir um “segundo Kurono” para Gantz.

Daizaemon Kaze: o gigante caipira lol. Um dos meus favoritos, quase todas as cenas de luta dele eram demais e o cara conseguia lutar usando apenas o próprio corpo!!! Queria ter visto mais dele na história e que ele tenha ficado com a garota do último grupo. Ah, e que tenha adotado de fato Takeshi Koumoto.

Vampiros: queria saber um pouco mais sobre eles, mas isso é algo que o autor não explicou T_T.

Não vou falar de tudo e de todas senão vai ficar gigante o post e vou demorar pacas lol. Pois é, vimos jogos, mortes, poderes psíquicos, vampiros, lutas, romance, reflexões, espaço, criaturas diversas, evoluções de história e de personagem e muitos outros fatores que fazem de Gantz o que ele é: sucesso. Fiquei com aquele gostinho de quero mais, porém fico feliz em ter lido Gantz e acompanharei eventuais histórias ligadas ou obras do mesmo autor, pois Gantz foi diversão garantida por 13 anos lol.

Obrigado por ler nosso post. Participem, comentem (em especial o que acharam do capítulo final e da obra como um todo) e continuem nos apoiando e seguindo o/

Para quem não viu nossos outros reviews, abaixo seguem os links:

https://pandatoryu.wordpress.com/2013/02/13/review-gantz-377-one-hero-to-another-a-call-to-a-decisive-battle/

https://pandatoryu.wordpress.com/2013/03/05/review-gantz-378-confronting-his-heaviest-burden/

https://pandatoryu.wordpress.com/2013/03/25/review-gantz-379-exchanging-dispair-for-hope/

https://pandatoryu.wordpress.com/2013/04/16/review-gantz-380-flashing-all-his-might/

https://pandatoryu.wordpress.com/2013/05/19/review-gantz-381-converging-on-despair/

https://pandatoryu.wordpress.com/2013/06/09/review-gantz-382-lightining-strike/

Esperamos que tenham gostado e que leiam outros de nossos posts. Destacando que temos reviews de Naruto, One Piece, Bleach, Claymore e Fairy Tail, sendo que assim que possível começaremos a apresentar outros reviews.

Até mais gente o/

E o Panda está em todas!!! E a pergunta que não quer calar: cadê o Hoi Hoi?!?!?! (e o cachorro???)

E o Panda está em todas!!! E a pergunta que não quer calar: cadê o Hoi Hoi?!?!?! (e o cachorro???)

7 Comentários

Arquivado em Review Gantz

7 Respostas para “Review Gantz #383: End (Final)

  1. Review bacana ^^
    Achei vc bem positivo sobre esse ultimo EP!
    EU ACHEI ELE BEM FRACO –”
    Mais to ansioso pelos procimos trabalhos de Hiroya Oku!
    Quem sabe… ele não faz mesmo um Gantz 2.0 lol
    Eu espero que faça…. ¬¬
    Questão em aberto pra começar uma nova serie é o que não falta!

    • Fala Luan o/
      obrigado =) Comentários são sempre bem vindos, eles que nos motivam também hehe
      Tentei ser positivo hahaha, mas concordo com você que foi bem água com açúcar o último capítulo e eu esperava bem, em especial vindo de Gantz que é uma série que gosto bastante.
      Tomára que faça a versão 2.0 hahaha, seria o máximo *-*
      De fato lol pode fazer série a rodo de tanta coisa que ficou em aberto
      Obrigado por comentar e continue nos acompanhando o/
      E obrigado por ler o review, pois eu estava até pensando em parar de fazer review pois toma muito tempo e não sei se o povo está gostando haha.
      Até o/

  2. Marcelo

    O final não foi fraco. Foi simplesmente uma merda. Decepcionante.

  3. Junior Cardozo

    Eu não gostei do fim, mas creio que Oku deve ter seus motivos. Eu penso que ele já devia estar pressionado pela revista a dar um fim para a serie, então fez isso. Enfim, parabéns pelo seu review, você é muito bom!!!
    E gantz vai deixar saudade, admito que segurei as lágrimas no último cap, não pelo fim em si, mas pelo fato do meu mangá favorito ter acabado!

    • Fala Junior Cardozo o/
      Concordo com vc que provavelmente ele deveria estar sofrendo pressão de editor ou algo do tipo.

      *-* obrigado pelo elogio, fico feliz em saber que alguém gosta dos meus reviews =D

      Sei como é, adorava ler Gantz. Mas, creio que o autor lançará algo novo ou até mesmo um spin off ou coisa parecida de Gantz. Vamos torcer! E de fato bateu aquela vontade de imitar a Tae-chan e começar o fluxo do rio haha.

      Muito obrigado por comentar e por nos acompanhar. Se possível continue nos prestigiando com sua visita e leia outros de nossos posts =)
      Até o/

  4. Cara, esse final deixou a desejar mesmo. Tipo, nem pro autor fazer um capítulo extra pra mostrar o que aconteceu depois e tals, explicar mais coisas também né… ou pelo menos ter finalizado o mangá de uma maneira não tão sem aquele gostinho de final, afinal, esse mangá é (se não for o melhor) um dos melhores já feitos.

Participe comentando e fornecendo opiniões. Nos ajude a crescer e sobretudo divirta-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s