Top 10 Games de Terror!


Novamente, a Blair não tem nada a ver com estes jogos. mas ela continua como garota propaganda do halloween deste ano!

Novamente, a Blair não tem nada a ver com estes jogos. mas ela continua como garota propaganda do halloween deste ano!

Saudações a todos os tolos que ousam adentrar o mundo do horror que espreita nos cantos obscuros da Terra. Continuando as dicas de Halloween, aqui estão os 10 melhores games de terror! (Obs.: Nesta lista, não será feita discrição entre jogos da mesma franquia, ou 4 dos 10 lugares estariam ocupados só por Silent Hill)

#10 Haunting Ground

haunting-ground-cover-1

Após um acidente de carro, Fiona acorda presa em um castelo. Sem memória de como chegou lá, ela encontra em Hewie, o cachorro, seu único aliado e sua única proteção contra seus perseguidores. Juntos eles devem sobreviver e desvendar os acontecimentos estranhos que ligam Fiona a aquele lugar.

Enquanto muitos jogos de terror aumentam a tensão dando poucos recursos para o jogador se defender, Haunting Ground vai além, não dando recurso nenhum. Lutar não é uma opção, somente correr e se esconder daqueles que perseguem incansavelmente a garota. Muita gente não é fã deste mecanismo, mas é justamente ele que  torna o jogo especial (embora outro jogo desta lista também tenha usado este recurso alguns anos mais tarde).

#9 F.E.A.R

f_e_a_r__2_wallpaper-HD

Poucas coisas são mais assustadoras do que garotinhas (e elas incluem palhaços e bonecas de porcelana que parecem garotinhas). Especialmente garotinhas psíquicas com longos cabelos pretos cobrindo o rosto que aparecem do nada na sua frente. Samara Alma é realmente a essência do jogo. As partes de ação são bem legais e a AI é bem feita, mas o que realmente chama a atenção são os momentos de alucinação, quando o mundo se distorce e você começa a ver coisas no canto do olho que não estão realmente lá. O jogo consegue criar momentos de tesão em que o simples barulho de uma lata caindo faz você dar um pulo e se virar com arma em punho esperando o que quer que seja que veio atormentar sua mente (ou simplesmente te matar).

#8 Dead Space

Dead-Space

Alien, O Enigma do Horizonte e Enigma do Outro Mundo mostraram o quão assustador pode ser misturar horror com ficção científica, e Dead Space bebe desta fonte de forma magistral. O primeiro jogo da série se passa uma nave abandonada á deriva no espaço, a USG Ishimura, onde o engenheiro Isaac Clark (referência aos autores Isaac Asimov e Arhur C. Clark), deve sobreviver em meio à monstros grotescos, os Necromorphs, feitos de corpos humanos reanimados por uma força alienígena, enquanto tenta descobrir o que aconteceu com a nave e com uma tripulante em especial. Os outros jogos da série seguem a saga de Isaac lutando contra as criaturas, descobrindo os segredos da origem delas e enfrentando seus próprios fantasmas. A ambientação escura e o aspecto grotesco das criaturas fazem deste jogo um dos campeões em fazer o jogador pular da cadeira. Jogadores acostumados a mirar na cabeça dos monstros também terão uma supresa bem desagradável.

#7 Call of Cthulhu: Dark Corners of the Earth

00214734-photo-call-of-cthulhu-dark-corners-of-the-earth

Baseado no conto “A Sombra sobre Innsmouth” de H.P. Lovecraft, o jogo se passa na cidade costeira de Innsmouth onde você joga como Jack Walters, um homem que acabou de sair de uma hospício, após presenciar eventos sobrenaturais que a mente humana não pode compreender. Sofrendo de amnesia e de esquizofrenia, Jack não pode confiar nem mesmo na sua própria mente. O jogo mede tanto a vida como a sanidade do jogador, que cai à medida que ele presencia eventos sobrenaturais . A falta de munição e de armas aumentam ainda mais a tensão quando você se vê em situações em que a sobrevivência parece simplesmente impossível. Este jogo conseguiu capturar muito bem a essencia do conto em que se baseia, tanto na ambientação como nos personagens e eventos.

#6 Penumbra

penumbra-overture_episode-one_05081612

Esta é outra série que deixa o combate em segundo plano para explorar o ambiente, a escuridão e a trilha sonora para criar a atmosfera de terror. Trata-se de uma série de 3 jogos onde o jogador encarna Philip, um físico cuja mãe acabou de falecer. Após receber uma carta misteriosa de seu pai, supostamente falecido, ele parte em uma viagem para a Groelandia. A nevasca o obriga a se abrigar em uma mina abandonada. Um desmoronamento prende Philip na mina e é a partir daí que o terror começa.

#5: Resident Evil

resident evil

Como um fã da série, é triste admitir isso, mas Resident Evil não é mais uma série de terror. Ainda assim, este gênero deve muito aos primeiros jogos da série, que ainda estão entre os melhores deste estilo. Resident trouxe o survival horror para o playstation e ajudou em muito na popularização o gênero, criando toda uma mitologia própria de personagens, corporações malignas e monstros. Alguns sustos são memoráveis até hoje, como os cachorros estourando as janelas no RE 1 e as mãos dos zumbis agarrando o personagem no corredor da delegacia no RE 2. Sem falar nos chefes que ficam aparecendo a cada meia hora de jogo, cada vez mais fortes e bizarros, para acabar com a paz dos jogadores. Neste quesito, Nemesis do RE 3 se tornou o sinônimo mor de boss mala que não morre nem matando!

#4: Alone in the Dark

Alone-in-dark-44357

Anos antes de Resident Evil, em 1992, Alone in the Dark criou o genero Survival Horror. O primeiro jogo, inspirado nos contos de Lovecraft, assume o papel do investigador particular Edward Carnby enquanto investiga uma mansão assombrada onde um artista cometeu suicídio. Sem grandes introduções ou explicações, o jogo começa em em poucos minutos você se verá cercado por monstros que querem matá-lo. Numa época me que os jogos não estavam nem aí para a vida do jogador, era necessário ter habilidade e raciocínio apurado de verdade para sobreviver à aventura. Os 3 primeiros jogos da série são clássicos e o primeiro jogo para playstation one (Alone in the Dark: A New Nightmare) também é muito bom, apesar dos fãs mais tradicionais torcerem o nariz. Depois disso, infelizmente, a série decaiu muito (e não vou nem mencionar os filmes), mas ainda mantêm o status que merece entre os jogos de terror.

#3 Amnesia 

Amnesia04

Amnesia pegou vários aspectos dos jogos anteriores desta lista e os elevou para um novo nível de horror. Como em Haunting Ground, você não tem esperança de derrotar os monstros, que aqui são realmente assustadores, podendo só fugir e se esconder. Como em Call of Cthulhu, encarar o sobrenatural e ficar na escuridão irão drenar sua sanidade, fazendo-o ter alucinações e tremer, o que vai atrair os monstros em sua direção. Com fontes de luz muito limitadas, os dos recursos devem ser usados com economia, o que cedo ou tarde vai obriga-lo a encarar a escuridão e a loucura. O jogo começa com Daniel, o protagonista, acordando em um castelo em ruínas, sem qualquer memória do seu passado. ele logo encontra uma carta deixada por ele mesmo falando sobre as trevas que o perseguem e sobre um homem no castelo que ele deve enfrentar. O jogo  tem forte influência Lovecraftiana e é um dos mais perturbadores que eu já joguei.

#2 Fatal Frame

fatalframe21

Desde “O Chamado”, o terror japonês está em alta. E nenhum jogo explora isso tão bem como Fatal Frame. Controlando uma garotinha comum, o jogador deve enfrentar uma horda de espíritos atormentados, seja em uma casa, ou numa vila inteira. Sua única arma é a Câmera Obscura, uma maquina fotográfica especial capaz de exorcizar os espíritos ao tirar suas fotos. A ambientação é muito assustadora, o enredo é envolvente e a sensação de vulnerabilidade do personagem torna o jogo muito tenso. Mas o que é realmente genial é a câmera. Pois,  para se livrar dos espíritos, ela te obriga a olhar diretamente para o tormento deles. De todos os jogos que eu já joguei, fatal Frame 2 foi de longe o mais assustador.

#1 Silent Hill

Pyramid_head

Alone in the Dark começou o Survival Horror. Resident Evil o popularizou. Mas foi Silent Hill que o elevou a um estado de arte, introduzindo o terror psicológico como nenhum outro jogo havia feito antes. A série criou toda uma mitologia própria envolvendo religião, a busca pelo paraíso e pela própria redenção. Cada monstro tem um significado, um motivo para estar no jogo, sejam as enfermeiras que cuidavam de Alessa, as crianças deformadas que a atormentavam na escola, ou o próprio Pyramid Head, o carrasco criado para punir os pecados do próprio jogador. A própria cidade é, em sí, um personagem único. O primeiro Silent Hill criou a forma da franquia e o segundo se tornou um dos maiores jogos já feitos, mergulhando na psique do protagonista de formas que outros jogos nem sonham fazer. Depois de algum tempo jogando, você vai se pegar perguntando quem é o verdadeiro inimigo, a cidade, ou você mesmo.

Isso conclui o Top 10 dos games de terror. Em breve postarei o último Top 10 deste Halloween, com os melhores animes de terror!

Até mais!

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Datas Comemorativas, Games, Top

3 Respostas para “Top 10 Games de Terror!

  1. Pingback: The Evil Within – Veja o Novo Trailer | Pandatoryu - PanTo!

  2. Pingback: Corpse Party: Blood Drive – Trailer em Live action | Pandatoryu - PanTo!

  3. Pingback: Fatal Frame – Live action ganha seu primeiro trailer | Pandatoryu - PanTo!

Participe comentando e fornecendo opiniões. Nos ajude a crescer e sobretudo divirta-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s