Hayao Miyazaki: O que está errado com a indústria do anime?


hayao-miyazaki-visite pandatoryu

Olá! Em uma entrevista recente, Hayao Miyazaki, diretor de clássicos como A Princesa Mononoke e Meu amigo Totoro, contou para todos o que ele considera o grande problema da indústria do anime atualmente.

Na entrevista, Miyazaki deu a seguinte declaração:

Veja, quer você possa desenhar assim ou não (ele estava desenhando durante a entrevista) , ser capaz de pensar nesse tipo de design depende de você poder dizer a si mesmo ‘Ah, sim, garotas assim existem na vida real’. Se você não observa pessoas reais, você não pode coisas assim, pois você nunca as viu. Algumas pessoas passam suas vidas interessadas apenas em si mesmas. Quase toda a animação japonesa é produzida sem nenhuma base da observação de pessoas de verdade. É produzida por humanos que não suportam olhar para outros humanos. E é por isso que a indústria está cheia de otakus“. Pelo contexto da declaração, entende-se que o animador esteja se referindo a otaku no sentido pejorativo, um misantropo geek/nerd, e não no sentido mais comum da palavra, usada para designar fãs de anime e mangá.

Hayao Miyazaki, que está concorrendo ao Oscar de Melhor Animação com Vidas ao Vento, anunciou sua aposentadoria dos animes em 2013.

Pessoalmente, não conheço pessoas que trabalhem na indústria do anime, mas o que o Sr. Miyazaki disse faz bastante sentido para mim. Por mais fantasiosa que uma história seja, ela sempre tem como base algum aspecto do mundo real (afinal, é tudo o que nós já vimos nas nossas vidas é baseado nele), então deve ser difícil criar uma boa história sem ter um bom conhecimento deste mundo, especialmente das pessoas que o habitam. Contudo, eu acho que a indústria da animação está longe de estar em algum tipo de crise criativa ou algo assim. Claro que muitos animes ruins são lançados todos os anos, mas a quantidade de bons títulos também é enorme (como em qualquer industria do entretenimento), então para mim a declaração dele parece mais um conselho, para as coisas ficarem ainda melhores, do que uma declaração de que a indústria está morrendo ou algo assim (porque sempre vai ter um alarmista pensando nisso).

E qual é a opinião de vocês?

Até mais!

Deixe um comentário

Arquivado em Animes

Participe comentando e fornecendo opiniões. Nos ajude a crescer e sobretudo divirta-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s