Top 10 Animes de Mechas


super-robot-wars visite pandatoryu

Mechas. Poucas coisas estão mais ligadas à cultura japonesa, e consequentemente aos animes e mangás, do que eles. E em meio a tantas histórias e animações, algumas se tornam lendárias! É destas que vamos falar hoje, daqueles que são os melhores animes de mecha de todos os tempos!

10 Patlabor patlabor-visite pandatoryu

Patlabor é uma série muito mais “pé no chão” do que as outras séries desta lista. Nada de batalhas espaciais, canhões laser ou monstros gigantes, apenas o dia-a-dia da polícia, como a que temos hoje, resolvendo casos e prendendo criminosos, mas num mundo onde existem robôs gigantes. E é por isso mesmo que a série é boa, pela sua simplicidade e realismo. Porque Patlabor é uma série que eu consigo imaginar acontecendo de verdade (daqui a umas boas décadas, é claro).

A história se passa entre 1998 e 2002 (a série foi lançada em 1988, quando todo mundo era bem otimista com a tecnologia do ano 2000), em Tókio. Com a introdução em Tokio  dos Labors, mechas usados principalmente na construção civil, logo começaram os crimes envolvendo os robôs. Isso levou a Policia Metropolitana de Tókio e crias sua própria divisão de Labors policiais para combater estes crimes. A série mostra o cotidiano da Divisão 2 da polícia de Tókio, da policial/piloto Noa Izumi e dos demais membros da divisão. Mesmo sendo uma animação mais velha e sem batalhas espaciais destruidoras de planetas, Patlabor ainda é muito legal de se assistir.

9 Full Metal Panic full metal panic visite pandatoryu

Full Metal Panic acompanha Sousuke Sagara (não confundir com Sanosuke Sagara) é um agente da organização militar privada anti-terorrismo Mithril que recebe a missão de proteger uma colegial chamada Kaname Chidori, cujas habilidades a tornam um importante alvo para organizações criminosas. A história começa com um foco maior na vida colegial de Kaname e, agora, de Sousuke, com momentos muito engraçados diga-se de passagem. Mas ao longo da série a trama evolui bastante e a ação e os conflitos se tornam mais intensos.

8 The Big O

the-big-o visite pandatoryu

Como Patlabor, The Big O mistura Mechas com a polícia, mas desta vez no estilo Noir, com seus detetives e mistérios. A história se passa em Paradigm, 40 anos depois de um incidente misterioso, conhecido somente como “O Evento” destruiu o todo o mundo além da cidade e apagou a memória dos seus habitantes. Neste cenário acompanhamos Roger Smith, um negociador contratado para resolver problemas diversos. E quando a coisa aperta, ele apela para seu mecha, Big O, uma relíquia vinda de uma civilização antiga. O que torna esta série legal é justamente a mistura dos gêneros mecha com detetives acompanhados de uma narrativa envolvente.

7 Code Geass code geass - visite o PanTo

O que teria acontecido se a Grã-Bretanha tivesse continuado como um império global até hoje? Basicamente, é disso que se trara Code Geass. Mas com mechas e poderes especiais, é claro. Lelouch é o príncipe da Britannia, uma potência expansionista global, exilado no Japão com sua irmã, Nunnally, que perdeu a visão e a capacidade de andar graças à maquinações Britannianas. Por todo o mal que a Britannia lhe causou, Lelouch jura um dia derruba-la. Sua ambição começa a se concretizar no dia em que ele encontra uma garota chamada CC, que lhe dá o poder do Geass, que lhe permite dar uma ordem, qualquer que seja para uma pessoa, e esta pessoa terá que cumpri-la. Em sua campanha contra a Britannia, Lelouch acaba se vendo obrigado a enfrentar Suzaku, um garoto japonês que é seu melhor amigo. Code Geass se foca menos nos mechas do que as outras séries desta lista e mais nos planos de Lelouch/Zero, seu alter ego (neste sentido, lembra até o Light/Kira de Death Note)  para derrubar seu antigo reino.

6 Escaflowne the vision of escaflowne visite pandatoryu

“Ei, você está roubando Leshrak!!! Escaflowne já saiu no Top 10 animes de fantasia medieval!”

Eu sei, eu sei, mas calma padawan… o fato é que Escaflowne é um anime de fantasia medieval, COM MECHAS!!! E isso dá a ele o direto de aparecer em quantos top 10 ele quiser!

A história começa quando Hitomi Kanzaki, uma estudante do colegial é transportada da Terra para o planeta Gaea quando encontra com um garoto chamado Van, que aparece do nada na sua escola enquanto combate um dragão (ou seja, apenas mais uma quarta feira normal nas escolas japonesas). Quando Hitomi chega a Gaea, o planeta está no meio de uma guerra entre o Império Zaibach, que tenta conseguir os poderes da antiga civilização de Atlantida, e os outros países que tentam resistir à dominação do império. Contra Zaibach estão justamente Van, que é o rei de Fanelia, e Allen, um cavaleiro, no comando de um mecha mistico chamado Escaflowne. Em Gaea os poderes psíquicos de Hitomi despertam e a garota se torna a chave para despertar os poderes de Escaflowne e deter os planos do Império. Escaflowne junta muito bem elementos de shonen (batalhas de mechas) com shoujo (o romance entre Hitomi, Van e Allen). Ou seja, pode assistir com o(a) namorado(a) sem medo dele(a) ficar entediado(a).

5 Eureka Seven

eureka_seven_wallpaper visite pandatoryu

 

Eureka Seven se passa 10000 anos no futuro, após a humanidade deixar a Terra para viver no espaço devido à chegada de Sukaku Koraru, uma forma de vida senciente que se fundiu com o planeta. A série gira em torno de Renton Thurston, um garoto de quatorze anos de idade, filho de Adrock Thurston , um pesquisador militar que morreu salvando o mundo. Renton vive uma vida entediante com seu avô em uma pequena cidade e sonha em entrar para o grupo renegado Gekkostate , liderado por seu ídolo Holanda. E a oportunidade para fazê-lo, literalmente, cai em seu colo quando um grande robô mecânico, chamado de Nirvash type ZERO, e Eureka, seu piloto e membro da Gekkostate , batem no quarto de Renton . O avô de Renton ordena que ele a entregue uma parte especial para a Nirvash chamado de ” Amita Drive” , que libera o imenso poder adormecido dentro do type ZERO. Depois, Renton é convidado a participar Gekkostate, mas ele rapidamente descobre que os bastidores do Gekkostate não são tão glamorosos e interessantes quanto ele imaginava. Só uma coisa faz tudo valer a pena para ele: a presença de Eureka , a misteriosa piloto do Nirvash. Renton, Eureka, e a Gekkostate embarcam em uma aventura que vai mudar o seu mundo e o futuro. A série aborda temas como relações entre raças diferentes, tolerância religiosa e harmonia, além de fazer alegorias a conflitos e cenários reais do nosso mundo.

4 Macross macross-visite pandatoryu

Macros é outra série clássica que ajudou a definir o gênero Mecha, além de ser muito legal. Lançada em 1982, Macross tem jogos, animes e mangás lançados de tempos em tempos até hoje. Na história, uma nave espacial cai na Terra e aplicando engenharia reversa os humanos usam a tecnologia alien para criar seus próprios Mechas e naves espaciais. Além das batalhas de mechas, guerras e intrigas políticas que normalmente vemos nos animes deste estilo, a música (sim, você leu certo) tem um papel muito importante em quase todas as histórias da franquia, envolvendo seus protagonistas e antagonistas. Então espere boas trilas sonoras.

Em diversos aspectos, Macross se parece com Gundam, mas com uma abordagem diferente de temas como a guerra e as motivações dos antagonistas.

3 Neon Genesis Evangelion Neon genesis evangelion - visite pandatoryu

Poucas séries são mais amadas, para não dizer cultuadas, do que Evangelion (Eva, para os íntimos). Vá em qualquer evento de anime/mangá do mundo e pode ter certeza de que vai encontrar no mínimo 357 Asukas, 584 Reis, e uns 3 ou 4 Shinjis (é sério, como uma série tão legal pode ter um protagonista tão pamonha?!)

Evangelion é uma história de mecha apocalíptica que acontece depois do Segundo Impacto , uma explosão cataclísmica na Antartica, que resultou na morte de milhares de milhões e jogou a Terra fora de seu eixo. Quinze anos depois do Segundo Impacto, um grupo de monstros misteriosos chamados de “Anjos” começas a atacar, colocando em risco o futuro da raça humana. Para derrotar os Anjos a organização NERV, uma agência especial paramilitar, desenvolve mechas conhecidos como “Evangelion”. Um seleto grupo de crianças é escolhido para pilotar os Evangelions. Eles são Shinji Ikari , Rei Ayanami e Asuka Langley Soryu.

O pano de fundo de Neon Genesis Evangelion lentamente revela a verdadeira natureza do Rei Ayanami, do Evangelions, os Anjos, e das organizações NERV e SEELE. A série envolve temas religiosos, com referências ao cristianismo, à cabala, Adão, Lilith e os Manuscritos do Mar Morto. A série é conhecida por abordar de forma pesada temas filosóficos e a psique dos seus personagens, que muito bem abordados. Esta é uma série cult, mas pelos temas que aborda talvez não seja para qualquer um. O que não muda o fato dela ser excelente.

2 Tengen Toppa Gurren Lagann teggen toppa guren lagann - visite pandatoryu

A esta altura deve ter um monte de fãs de Eva revoltados… “COMO ASSIM, EVA EM 3º E TENGEN TOPPA EM 2º?!!!! TÁ LOUCO?! CHEIROU MEIA?!!!” Pois é… eu sei que Eva é um clássico e é uma série cheia de filosofias, profundidade, etc etc (eu já elogiei bastante a séria lá em cima, ok?) mas, sinceramente, no final do dia, TTGL é simplesmente muito, mas MUITO legal de se assistir. E mesmo sendo uma série cheia de momentos hilários, nunca ví gente se chocar (e chorar) tanto como com esta série (quem viu sabe exatamente de qual momento eu estou falando). A história se passa num futuro onde a humanidade vive em vilas debaixo da terra. Simon é um jovem escavador que um dia encontra uma broca e um pequena mecha em meio às suas escavações. Pouco tempo depois um robô gigante (Gunmen) cai da superfície, acompanhado por uma bela ruiva (Yoko). No meio  da batalha dos dois, Simon e seu “irmão” Kamina (um dos personagens mais legais da história dos animes) ativa seu robô (Lagann), começando a história dos dois rumo à superfície. TTGL é uma série bem nova, comparada com algumas desta lista, mas sua qualidade é inegável.

1 Mobile Suit Gundam Mobile Suit Gundam - visite pandatoryu

A esta altura do campeonato, todo mundo já deveria saber qual seria o número 1 né? E não, não é só porque o Gish me mataria se Gundam não estivesse na lista… O fato é que nenhuma franquia de Mechas se compara a esta. A primeira série, Gundam 0079, estreou no dia 07 de abril de 1979 e desde então influenciou todo o gênero. Ao longo dos anos, as várias séries de Gundam trouxeram grandes histórias cheias de intrigas políticas, reviravoltas, personagens complexos e, principalmente, mechas e batalhas épicas. Muitas das séries acima também têm estes elementos, mas nenhuma junta todos como Gundam e nem foi tão importante para o gênero. Tem gente que pode não conhecer Eureka Seven ou TTGL, mas não deve haver nenhuma fã de anime no mundo que nunca pelo menos ouviu o nome Gundam.

E esta é a lista de hoje! Espero que tenham gostado! Deixem seus comentário e continuem acompanhando o PanTo!

Até mais!

28 Comentários

Arquivado em Histórico

28 Respostas para “Top 10 Animes de Mechas

  1. Macross em quarto… HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA

  2. eu colocaria code geass em primeiro facilmente, mas concordo q a série não é tão focada na questão dos mechas, assim seria inadequado ele ocupar o topo de um lista de mechas, sendo q eles n passam de um acessório no universo de code geass.

  3. Protagonistas bundões não é tão anormal em animes, falo de Yukiteru ou simplesmente Yuki do “Mirai Nikki” chega a dar raiva dele, e o Sawada Tsunayoshi ou simplesmente Tsuna do “Katekyo Hitman Reborn” o Sawada é tão mole que o apelido dele na escola é “bom em nada Tsuna”.

    • Do Sawada eu até gosto, pq ao longo da série ele vai ficando menos pamonha. Mas o Yukitero não dá. Mirai Nikki seria um dos meus animes favoritos se não fosse por aquele moleque.

      Obrigado pelo comentário 🙂

  4. carlos

    fala sírio Evangelino em terceiro não da ne? kkkk

  5. carlos

    fala sírio Evangelino em terceiro não da ne? kkkk ate entendo que shinji e um pamonha mas a estrutura do anime e bem bolada. É o autor compensa o defic de shinji com as batalhas.

    • Fala Carlos o/

      De fato Evangelion é uma excelente obra (na minha opinião pelo menos) e merece destaque como anime que para muitos revolucionou o gênero. Mas para o gosto do Leshrak Eva vem em terceiro xD, vamos respeitar os gostos hehehe até porquê cada pessoa pega alguns itens para analisar se uma obra é boa ou não. Opinião é opinião hehehe. Você acredita que Eva deveria estar em qual posição? Quais os 3 primeiros na sua opinião? Pergunto pois gosto de saber o que a galera curte.

      Obrigado por comentar o/

  6. PRRAnovites

    TTGL ? gostei de todas as posições é difícil escolher acho que os padrões par ums lista deve conter estes parâmetros : originalidade, influencia no mundo, qualidade nos traços e claro, enredo e no meu caso assim ficaria + ou – empatado c/ Eureka 7 (pô tu matou o post contando um dos momento que desvenda a história de Eureka ) Mas valeu, gostei !

    • Olá! Que bom que você gostou da lista! Eu pensei nisso, mas Eureka é super famoso e não é exatamente novo, será que alguém que realmente curta Mechas não assistiu ainda? Mas ok, vou me lembrar do alerta de spoilers no futuro 🙂
      Obrigado pelo comentário o/

  7. Luis Henrique

    Evangelion não é considerado Mecha, pois são criaturas gigantes vestidas com trajes metálicos. Para ser Mecha, tem que ser completamente mecânico. Exceto isto, boa lista.

    • Olá Luis! Pessoalmente eu acho desta definição um tanto limitada, especialmente pq os Evas são controlados (mesmo que não 100%) por um piloto humano.
      Que bom que ainda assim você gostou, obrigado!

  8. Jesus-chan

    Faltou o Demonbane

    • Olá. Não assisti Demonbane, mas acabei de ler um pouco sobre ele e me interessou, especialmente por envolver os Mythos. Obrigado pela dica e pelo comentário o/

  9. Anônimo

    ue aldnoah não está na lista o.O

  10. Aesir

    Não tem Rahxephon na lista, desconsidero.

  11. Knights of Sidonia tbm merece estar na lista, é simplesmente fantástica

  12. matheus

    Boa Tarde pessoal…
    A um bom tempo atras passou um anime onde o protagonista controlava um mecha em corridas ou batalhas entre equipes…
    O mecha principal era vermehlo……não encontro o nome desse anime em lugar nenhum…alguem ajuda plsss.

    • Olá Matheus.
      Seria Chōsoku Henkei Gyrozetter?
      Se lembrar de mais alguma coisa sobre o animê é só falar e tentamos descobrir qual é hehe

      • matheus

        Não…não esse !
        Bom o mecha principal era vermelho, Não tenho certeza em qual emissora passou, mas acho q foi na globo ou na redetv.
        As Batalhas aconteciam numa arena, era uma competição.
        Tinha algumas corridas entres eles tb…..bom isso é tudo q eu me lembro.

      • Hum… eu realmente não conheço então… vou pesquisar um pouco mais para tentar descobrir

  13. Cara, eu queria muito saber o nome do anime (gundam) faz tempo. tipo,eu tava com tedio e comeci a passar os canais da tv até q desisti e coloquei na no canal tv diario, e o q tava passando? Mobile Suit Gundam, q eu nao conhecia até então, mas achei muito foda so q nao aparecia o nome :/, entao seu post me ajudou muito, obg ^^

    • Olá! Nossa, achar Gundam do nada na TV é realmente uma boa, e bem espantoso. Que bom que o post te ajudou 🙂 Agora é só assistir os 350000 Gundams já lançados e escolher seu favorito hehe. Obrigado pelo comentário!

  14. Eduardo

    Faltou Aldnoah zero… e é bem atual… um dos melhores

Participe comentando e fornecendo opiniões. Nos ajude a crescer e sobretudo divirta-se!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s