Magic the Gathering: Preview Journey into Nyx – Parte 3


Ajani, mentor of Heroes 1 - visite pandatoryu

Fala povo! Desculpem não ter postado nos últimos dias, mas para compensar, hoje teremos combo com um monte de cartas novas. Então vamos lá!

Cartas Brancas

Ajani's Presence visite pandatoryuEsta carta já apareceu na Parte 1, mas decidi mostra-la novamente para comentar sobre Strive (Batalhar), uma nova mecânica apresentada neste bloco. Quando você joga uma magia com Strive, além de pagar seu custo normal, pode pagar um custo adicional, neste caso 2W, para que a magia atinja novos alvos. Para cada vez que o custo de Strive é pago, você pode escolher um alvo adicional. Assim, pagando 4WWW (W do custo e 2W para cada Strive), Ajani’s Presence dá +1/+1 e indestrutível para 3 criaturas alvo. Esta habilidade dá boa versatilidade para as cartas que a possuem, garantindo que elas tenham maior utilidade no meio e no final do jogo. Esta habilidade lembra bastante Kicker, do bloco de Invasão (e que voltou em Zeldiskar).

Launch the Fleet visite pandatoryu

Launch the Fleet é outra carta com Strive. Esta carta dá, até o final do turno e para cada um dos seus alvos, a habilidade de “Quando esta criatura ataca, coloque em jogo uma ficha de soldado branco, 1/1, virada e atacando”. Pelo seu custo baixo, W e 1 para cada Strive, ela é ótima para se combinar com cartas que se beneficiam do número de criaturas atacantes, como Run ou Flurry of Wings. Sightless Brawler visite pandatoryu

Sightless Brawler não pode atacar sozinho. Se for baixado como uma Aura, a criatura encantada recebe +3/+2 e não pode atacar sozinha. Como criatura, uma 3/2 por 1W é boa e num deck weenie a desvantagem de não poder atacar sozinha dificilmente será um problema. Por outro lado, ela é muito cara para se cair como aura,o que torna seu Bestow bem ruim.

Cartas Azuis

Polymorphus Rush (sem imagem por enquanto)

Custa 2B, rara, magia instantânea. Strife 1U. Escolha uma criatura no campo de batalha. cada criatura alvo de Polymorphus Rush se torna uma copia da criatura escolhida. É sempre legal transformar aquelas 5 fichas de esquilo em 5 Darksteel Colossus, mas é uma pena que, com a nova regra das lendas, este tipo de carta não sirva mais para acabar com aquele Griselbrand problemático.

Hypnotic Siren - visite pandatoryu

Uma 1/1 com voar por B é uma boa criatura, mas qualquer jogador azul chato que se prese vai esperar para jogar Hypnotic Siren como uma Aura. Ela dá o controle sobre a criatura encantada, além de voar e +1/+1. 5UU é caro, mas jogada na criatura certa pode dar uma vantagem tremenda no final do jogo (recomendo esperar para jogar esta carta até o oponente remover o ultimo marcador do seu Dark depths, garanto que a cara dele será impagável)Interpret the Signs - visite pandatoryu

Scry 3, então revele a carta do topo do seu deck. Compre um número de cartas igual ao custo de mana da carta revelada. Este feitiço não é barato, mas o com Scry 3 a chance de você comprar pelo menos 4 cartas é boa. E qualquer carta comprada por menos de 1,5 mana valeu a pena.Kiora's Dismissal - visite pandatoryu

Stribe U, devolve para a mão de seus donos todos os encantamentos alvo desta magia. Neste bloco esta carta vai jogar bem, mas  é muito situacional para ser usada sempre. Recomendo deixar de side.Sage of Hours- visite pandatoryu

Sempre que você jogar uma magia que tenha Sage of Hours como alvo, coloque um marcador +1/+1 sobre ele. remova todos os marcadores +1/+1 de Sage of Hour: para cada 5 marcadores removidos desta forma, jogue um turno extra. A primeira consideração sobre esta carta é que esperar o Heróico dela dar os marcadores é perda de tempo. Por outro lado, encantar esta carta com Primeval Cocoon, Forced Adaptation ou daily Regimen não só vai aproveitar o Heróico, como garantir que os marcadores se acumulem bem rápido. Só não se esqueça de proteger Sage of Hours contra as magias e criaturas dos seus oponentes.

Cartas Pretas

King Macar, The Gold-Cursed - visite pandatoryu

Não, vocês não leram errado. Esta carta é mesmo forte como parece. Com Inspired, sempre que King Macar, the Gold-Cursed desvira, você pode exilar a criatura alvo. Você pode então colocar em jogo uma ficha de artefato chamada Gold (Ouro) que possui “Sacrifique este artefato: Adicione um mana de qualquer cor à sua reserva de mana”. Esta provavelmente é a criatura mais forte com Inspired até agora, e a criatura preta mais forte deste bloco. Como você não vai querer arriscar perder entra criatura em combate, o melhor é combina-la com cartas como Springleaf Drum, Staff of Domination e Puppet Strings para virá-la (e desvira-la) de forma segura. E para finalizar, uma referência ao Rei Midas em um bloco inspirado na mitologia grega é sempre uma coisa legal.Ritual of the returned- visite pandatoryu

Ritual of the Returned é uma magia instantânea. Quando ela entra em jogo, exile uma carta de criatura do seu cemitério e coloque em jogo uma ficha preta de zumbi com o poder e a resistência iguais aos da criatura removida. Esta é uma carta de “reanimate” bem meia boca para falar a verdade, mas como esta não é uma mecânica forte neste bloco desde o início, não dava mesmo para esperar muito.Silence the Believers- visite pandatoryu

Diferente do branco, o preto não tem tantas cartas que exilem criaturas, ainda mais sem restrição de cor, o que justifica o custo desta magia. Mas embora exilar normalmente seja a melhor coisa a fazer com as criaturas do oponente, decks pretos que tirem vantagem de cemitérios, que não são raros, podem preferir cartas que apenas destruam criaturas. Ainda assim, esta é uma carta muito boa.Worst of fears- visite pandatoryu

Por 7B, você controla o próximo turno do oponente. Depois de jogada, exile Worst of Fears. O que diferencia esta carta de Sorin Markov e de Mindslaver e, de certa forma, lhe dá uma vantagem, é o elemento surpresa. Com Sorin e Mindslaver em jogo, o oponente sabe que eventualmente terá seu turno controlado e pode se preparar para diminuir ao máximo os danos que você possa causar, evitando jogar cartas que permitam sacrificar permanentes ou pagar muitos pontos de vida, por exemplo. Com Worst of Fears, ele só vai saber que seu próximo turno está nas suas mãos quando já for tarde demais.

Cartas Verdes

Hydra Broodmaster (Sem Imagem)

Custo 4GG, criatura rara, tipo Hidra, 7/7. Monstruoso XXG: X. Quando Hydra Broodmaster se torna monstruoso, coloque uma ficha verde de hidra X/X em jogo.

Dictate of Karametra - visite pandatoryu

Sempre que um jogador vira um terreno para gerar mana, aquele jogador gera um mana a mais de qualquer tipo de ana que aquele terreno possa gerar. A melhor forma de usar este encantamento é aproveitar seu Flash para joga-lo bem no final do turno do oponente, garantindo que você possa se beneficiar do mana extra primeiro.Kruphix's Insight - visite pandatoryu

revele as 6 cartas do topo do seu deck. Coloque até 3 cartas de encantamento reveladas na sua mão e as cartas restantes no seu cemitério. Novamente, esta carta joga bem neste bloco, mas a restrição da compra a encantamentos restringe bastante seu uso.

Pheres-Band Warchief - visite pandatoryu

Pheres-Band Warchief é um guerreiro centauro com vigilância e atropelar. Enquanto ele estiver em jogo, os outros centauros que você controla recebem +1/+1, vigilância e atropelar. Junte este centauro com Centaur Chieftaim, StoneBrow, Krosan Hero e Pheres-Band Raiderse seu deck de centauros será invencível (ok, talvez não…)Setessan tactics - visite pandatoryu

Setessan Tactics é uma magia instantânea com Strife custando G. Até o final do turno,  todas as criaturas alvo de Setessan tactics ganham +1/+1 e “vira: esta criatura luta contra a criatura alvo”. Pelo seu custo baixo esta é uma boa carta para eliminar algumas das criaturas do oponente, ou simplesmente para garantir um ataque, ou bloqueio, um pouco mais forte.

Spirespine - visite pandatoryu

Spirespine bloqueia a cada turno que estiver apto. Se jogado como uma aura, a criatura encantada ganha +4/+1 e bloqueia a cada turno em que estiver apta. Apesar de ter uma defesa baixa, é até interessante guardar esta criatura para a defesa, já que os 4 de ataque podem inibir os ataques do oponente, caso ele queira preservar suas criaturas.

Cartas Vermelha

Eidolon of the God Revel - visite pandatoryu

Enquanto Eidolon of the Great Rever estiver me jogo, sempre que um jogador jogar uma magia com custo menor ou igual a 3, este encantamento causa 2 pontos de dano a este jogador. Considerando a quantidade de cartas vermelhas que causam dano e custam 1, 2 ou 3 manas, este encantamento é bem suicida para a maioria dos decks da sua própria cor. E se for um deck de goblins então, nem chegue perto dele (a menos que seu plano seja jogar um Mirror Universe quando tiver 1 ponto de vida.) por outro lado, se sua intenção for fazer um deck de dragões enormes, esta é A sua carta.

Forgeborn Oreads - visite pandatoryu

Sempre que Forgeborn Oreads ou outro encantamento entra em jogo, esta criatura causa 1 ponto de dano na criatura ou jogador alvo. pelo custo, esta carta tem um poder/resistência razoável (embora eu preferisse que ela fosse 3/3), além de um bom ping. Mogi's Warhound - visite pandatoryuMogi’s Warhound ataca a cada turno em que estiver apto e como Aura, dá +2/+2 para a criatura encantada e ela é obrigada a atacar a cada turno em que estiver apta. Pessoalmente eu não gosto destas criaturas que são obrigadas a atacar, já que elas normalmente acabam morrendo de uma forma bem idiota para algum bloqueador que você nem queria matar (isso SE ele morrer no combate).Spite of Mogis - visite pandatoryu

Scry 1 e Spite of Mogis causa dano à criatura alvo igual ao número de magias instantâneas e feitiços no seu cemitério. O vermelho é uma ótima cor para encher o cemitério de magias, então por apenas R esta carta pode causar um belo estrago. É uma pena que ela não possa causar dano a jogadores, mas isso não é nada que um Repercussion não possa revolver.

Cartas Douradas

Ajani, mentor of Heroes - visite pandatoryu

Lion-Oh Ajani, o gatinho favorito dos jogadores de magic está de volta! E voltou bem forte. Sua primeira habilidade (+1) distribui 3 marcadores +1/+1 entre uma, duas ou até 3 criaturas alvo que você controle (eu sei que vocês também estão pensando em usa-lo com o Sage of Hour alí em cima, não adianta disfarçar). Sua segunda habilidade, que TAMBÉM custa (+1) permite que você olhe as 4 cartas do topo do seu deck. Você pode revelar uma aura, criatura ou planeswalker dentre estas 4 cartas e colocar a carta revelada na sua mão. E por fim, removendo 8 marcadores de lealdade, você ganha 100 pontos de vida. Deveria ser proibido uma carta dar pontos de vida com 3 ou mais dígitos. Mas já que o Ajani está aqui, junte um Felidar Sovereign ou um com Test of Endurance e seja feliz com seus pontos de vida absurdos.

Athreos-God-of-Passage  - visite pandatoryu

Enquanto Atheros, God of Passage estiver em jogo, em jogo, sempre que uma outra criatura que você possui morrer ela volta para sua mão a menos que o oponente alvo pague 3 pontos de vida. É interessante notar que você pode escolher o oponente que deve pagar, o que permite, em jogos com 3 ou mais pessoas, garantir que as criaturas voltem para sua mão escolhendo um oponente com pouca vida. Como esta criatura é bem barata, ela deve permanecer como encantamento por um bom tempo, mas mesmo sem poder participar dos combates, ela ainda possui uma habilidade bem forte, sendo especialmente útil com criaturas entram, batem forte e são sacrificadas, como Blistering firecat. Kruphix, God of Horizons - visite pandatoryu

Enquanto Kruphix estiver em jogo, caso sobre mana na sua reserva que você não usou, em vez deste mana ir embora, como normalmente acontece, ele se torna mana incolor e permanece na sua reserva para ser usado no futuro. Isso significa que é possível ficar guardando mana incolor a cada turno, até juntar o bastante para baixar cartas gigantes como Eldrazis ou bolas de fogo de 300 pontos de dano. É altamente recomendado ter um dado ou papel e caneta para marcar o quanto de mana você tem guardado.

Terrenos

Mana Confluence - visite pandatoryu

Pague um ponto de vida para adicionar 1 mana de qualquer cor a sua reserva de mana. Este terreno é basicamente uma City of Brass que não tira sua vida quando é virada por qualquer motivo, mas cuja perda de vida também não pode ser prevenida por uma Runa de proteção: terrenos.Temple of Epiphany- visite pandatoryu Temple of Malady- visite pandatoryu

Mais dois terrenos do ciclo de duais que entram viradas e possuem Scry 1, então nada de especial por aqui.

Com estas cartas e as apresentadas nos últimos dois posts já conhecemos quase 1/3 de Journey into Nyx. Com isso já dá para começar a ter umas ideias para os decks do pré-release. Mas muitas cartas ainda faltam, então até a próxima!

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